sábado, 13 de março de 2010

Villa-lobos é considerado um dos estandartes do nacionalismo no universo musical brasileiro, pois, tinha consciência explícita da riqueza cultural que o Brasil possuía. Destarte, um dos pontos fortes em seu trabalho é a presença de elementos folclóricos, melodias, intervalos, sons, efeitos, numa tentativa de traduzir musicalmente a imagem e os sons de sua terra, vasta e abundante em  culturas. Villa-lobos nunca economizou em produção musical, já que, também, é conhecido como um compositor profuso, e grande parte de sua produção foi marcada por esses elementos, talvez, como forma de se buscar uma identidade nacional, mesmo que multifacetária. Por um lado, é difícil conceber que alguém que viaje e conheça o interior brasileiro fique sem ter o que contar (ou o que musicar, cantar, compor ). Camargo Guarnieri em sua carta aberta, 1950, assinala  que  temos “ todo um amazonas de música folclórica... à espera de que venham estudá-lo...”
Por volta de 1905,  em suas peregrinações pelo Brasil, visita o nordeste onde tem contato com manifestações folclóricas  que o encantam. (1) Podemos encontrar muitas evidências de material folclórico nordestino presente em seu trabalho, embora, com o toque estilizado, reflexo de sua criatividade e por não se tratar de meras transcrições.
(1)  Maria augusta Machado 1999





O Seu Olhar faz o cinema acontecer...

O Cinema seis e Meia é um projeto da Secretaria de Cultura da PMVC que foi contemplado no edital de pontos de difusão audiovisual, lançado pelo MINC em 2007. Hoje, Cine Mais Cultura, agregando ao programa nacional de acesso ao cinema, difusão audiovisual como um todo e dinamizando a programação cultural em nossa cidade.
Já tem dois anos de funcionamento lá no Teatro Carlos Jehovah.
Acredito que poucas pessoas sabem onde fica esse teatro, salvo os que conhecem o cenário cultural da cidade. Ele fica na praça da Bandeira, no lado oposto ao do Mercado de Artesanato.

A programação é verdadeiramente de cineclube. Filmes de arte, cinema nacional, filmes memoráveis todos exibidos a partir de mídias em DVD.
O aspecto mais essencial de todos, nesse projeto, é ver as pessoas juntas numa sala em formato de arena, no escurinho, curtindo filmes excelentes e discutindo ao final de cada sessão.
Tem o ano todo, todas as Quartas-feiras e às Segundas em parceria com a turma do Segundo o Cinema.
Vale a pena conferir...