sábado, 13 de março de 2010

Villa-lobos é considerado um dos estandartes do nacionalismo no universo musical brasileiro, pois, tinha consciência explícita da riqueza cultural que o Brasil possuía. Destarte, um dos pontos fortes em seu trabalho é a presença de elementos folclóricos, melodias, intervalos, sons, efeitos, numa tentativa de traduzir musicalmente a imagem e os sons de sua terra, vasta e abundante em  culturas. Villa-lobos nunca economizou em produção musical, já que, também, é conhecido como um compositor profuso, e grande parte de sua produção foi marcada por esses elementos, talvez, como forma de se buscar uma identidade nacional, mesmo que multifacetária. Por um lado, é difícil conceber que alguém que viaje e conheça o interior brasileiro fique sem ter o que contar (ou o que musicar, cantar, compor ). Camargo Guarnieri em sua carta aberta, 1950, assinala  que  temos “ todo um amazonas de música folclórica... à espera de que venham estudá-lo...”
Por volta de 1905,  em suas peregrinações pelo Brasil, visita o nordeste onde tem contato com manifestações folclóricas  que o encantam. (1) Podemos encontrar muitas evidências de material folclórico nordestino presente em seu trabalho, embora, com o toque estilizado, reflexo de sua criatividade e por não se tratar de meras transcrições.
(1)  Maria augusta Machado 1999





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