segunda-feira, 16 de março de 2009

Concerto Solist

Quem teve a oportunidade de assistir ao concerto "Solist" que aconteceu no Teatro Carlos Jehovah dia 13 de março, sexta-feira, e sem a menor citação às tradições norte americanas quanto a data (nem quanto ao nome, já que não é inglês), teve contato com um repertório brasileiríssimo.

Bruno, desde cedo já se mostrava como músico verdadeiro por sempre se destacar nos lugares onde entrava para estudar violão, digo isso por imaginar que deve ter sido similar ao que presenciei quando o conheci, lá no conservatório municipal, hoje com o nome Conservatório Municipal Maestro Álvaro Mascarenhas.

Não poderia ter escolhido repertório melhor, Dilermando Reis, um dos estandartes do violão brasileiro com valsas belíssimas, cheias de ternura e as cerimônias que uma valsa deve ter em seus galanteios. Agustin Barrios, nosso bach latino, compositor paraguaio genialíssimo em usar harmonias clássicas com novidade e virtuosismo para o instrumentista. Villa Lobos, que dispensa comentários, já que o próprio Segóvia admitia que ele era a novidade para o violão no sec. XX.

Bruno executou tudo com serenidade, num espetáculo com acabamento e cuidados estéticos de muito bom gosto para os que assistiam, executando todas as obras num violão construído por seu Dió, que reside aqui em Conquista há muitos anos.

Tive a certeza de que faltam mais concertos aqui em nossa cidade. E esse projeto, ainda que sem muitos apoios, pela escassez de recursos no município e pelo pouco interesse do comércio por esse tipo de arte, em sua maioria, nos brindou com uma belíssima apresentação, repleta de boas músicas e com muito sentimento.

Estamos esperando o próximo para poder prestigiar!

Nenhum comentário: